Brazil Newsroom

Programa de Gastronomia Sustentável ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade a conquistar empregos e a empreender

Junho de 2023 – Criado para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, o programa global Gastronomia Sustentável, da Food Foundation (fundação sem fins lucrativos do Electrolux Group), já formou quase 500 pessoas no Brasil.
Deste total, 51% já está inserido no mercado de trabalho graças ao conhecimento adquirido a partir do conceito “desperdício zero” e reaproveitamento integral de alimentos.

POR QUE IMPORTA?

       O Brasil está em 10º lugar entre os que mais desperdiçam alimentos no mundo, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Todo ano, cerca de 46 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas.

O QUE DIZ QUEM PARTICIPOU

       “Eu sempre gostei de cozinhar e tentava vender o que fazia. Mas, com a participação no programa, fui me aperfeiçoando na produção de alimentos saudáveis. Isso me inspirou para me tornar uma empreendedora”, diz Sara dos Santos Morais, proprietária da Delícias de Sara, uma loja virtual de pães e doces que comercializa cerca de 300 unidades por mês.

       “Sempre quis empreender em casa ou abrir um comércio. Mas sempre começava algo e parava. O impacto que a gastronomia sustentável causou foi gerar mais conhecimento e, também, entender que eu tinha potencial para ser uma empreendedora. Hoje, além de vender pelas redes sociais, gosto de comercializar meus produtos na rua”, diz Elidiane de Souza, que tem a loja virtual Lidi Sabor e Arte e comercializa, aproximadamente,700 doces por semana.

O QUE DIZ O ELECTROLUX GROUP

       Essa ação está alinhada aos compromissos globais em sustentabilidade do Electrolux Group para ajudar a enfrentar os principais desafios mundiais, como fome, má nutrição, desperdício de alimentos e consumo responsável. Amplia o compromisso do grupo com ações voltadas à diversidade e à inclusão.

       “Nosso propósito é transformar a vida para o melhor. Pessoas que estavam por fora do mercado há anos acharam uma alternativa para gerar renda. Eles aprendem como criar receitas de baixo custo com um alto valor nutricional, que sejam rentáveis, nutritivas e amigáveis com o meio ambiente”, diz Lorenna Oliveira, Gerente de Diversidade & Inclusão e Responsabilidade Social do Electrolux Group América Latina.

MAIS GASTRONOMIA SUSTENTÁVEL

       A iniciativa do Electrolux Group foi implementada pela primeira vez no final de 2017 em Curitiba. Possui turmas também nas unidades de São Carlos (SP) e de São Paulo (SP).

       O curso aplica temas como empreendedorismo, higienização e segurança alimentar, substituições restritivas e até ensina sobre criar receitas de aproveitamento integral e baixo custo.

       Desde 2021, o programa destina 25% das vagas de cada turma para a população LGBT+.

       O programa é promovido pela Electrolux Food Foundation, mas conta com a parceria da AIESEC, da Worldchefs, do Instituto Stop Hunger-Sodexo, do SEBRAE e da Fundação de Ação Social de Curitiba.

       Atualmente, o programa acontece, também, em outros três países: Polônia, Egito e Santa Lúcia (Caribe). O objetivo é formar mais de 120 novos profissionais de cozinha a cada ano só na América Latina, e mais de 350 mundialmente.

       O Electrolux Group pretende capacitar globalmente três mil pessoas pelo programa Like a Chef até 2030.